ATELIER

Falansterio_Banner_Website_V4_edited.jpg
Falansterio_Banner_Website_V4.png

Fundado em 1996 o atelier Falanstério especializou-se nas áreas da  Reabilitação, Espaços Públicos, sistemas de Construção Sustentável e Arquitetura de Comércio e Serviços.

Fomos consultores da ARESP e da ARS-LVT (Ministério da Saúde) e acumulámos experiência em licenciamentos comerciais, industriais e de equipamentos. Para o Departamento de Urbanismo Comercial da Câmara Municipal de Lisboa realizámos dezenas de vistorias a estabelecimentos e edifícios. 

Nos últimos dez anos diversificamos o nosso portfólio, que passou a incluir espaço público, centros de saúde, escolas e museus. Na área turística projetamos Hotéis, Hostels e Alojamentos Locais, desde as primeiras ideias até à própria gestão dos estabelecimentos. Na área educativa e cultural já projetamos e construímos Escolas, Creches, Bibliotecas, Politécnicos, Universidades e Refeitórios. 

Somos um atelier com muita obra construída e conhecemos bem a importância de um projeto de execução detalhado, que inclua todas as peças escritas, desenhadas e de medições/orçamentos rigorosos, bem como de um acompanhamento de obra em permanência, o que nos faz prestar serviços de Revisão de Projetos, Medições e Orçamentos. 
 

Work in progress
Com a Câmara de Lisboa estamos a desenvolver vários projetos de renovação urbana, promovendo espaços pedonais e cicláveis e soluções sustentáveis para a gestão da água em espaço urbano; Para a Câmara do Montijo já projetamos e construímos vários equipamentos, incluindo um Centro Cívico, duas Juntas de Freguesia, três Escolas Básicas, Bibliotecas; Para a Câmara da Amadora fizemos reabilitação em larga escala em três avenidas estruturantes do Concelho, incluindo o seu espaço público e edificado, com destaque para a reabilitação da Av. Santos Mattos já implementada como projeto modelo para as futuras obras de reabilitação urbana do município; Com a Câmara de Loures realizámos o projeto de reabilitação do Parque Municipal do Cabeço de Montachique e repensamos  os centros urbanos de Loures e Camarate. 

A partir de 2017 criámos com Diogo Amorim o conceito das lojas da Padaria e Moagem Gleba, desenvolvendo dez espaços comerciais e industriais em quatros anos, espalhados por Lisboa, Cascais, Amadora, Oeiras e Sintra. O Falanstério coordena uma equipa criativa que inclui a Tsuri e a Visual Stimuli para a iluminação técnica e docorativa e o artista italiano Fulvio do coletivo Rootstudio. Este projeto envolvente inclui a criação do conceito original definido com o cliente, a sua adaptação a cada espaço e realidade comercial e a sua adequação permanente a um conceito e contínuo crescimento, aliando criatividade e sistematização funcional de espaços industriais e comerciais.

Desde 2019 somos parceiros da EDP, tendo já instalado 18 Lojas SU ELETRICIDADE, em todas as capitais de distrito do continente e projetado a reabilitação de mais de 20 edifícios de serviços dispersos pelo país. Em todas estas empreitadas, bem como para  outros clientes públicos e privados como a ARSLVT, o IEFP, Well Senior ou a Casa Pia, assumimos a coordenação de equipas multidisciplinares que incluem engenheiros das mais diversas especialidades, paisagistas, geólogos, topógrafos, certificadores, fiscalizadores, etc. 
 

esquisso_02.jpg
KUBOS-01_edited.jpg

Parcerias


Ao longo do nosso percurso desenvolvemos parcerias com empresas como a Transitec, Profico, Espaço e Desenvolvimento, Prosirtec, PPE, END, João Jorge, Arq-Pais, Puro Valor, TA Consulting, Tsuri Studio, ROOTstudio, Visual Stimuli, etc. 

BIM


Desde 2011 trabalhamos em BIM e estamos a desenvolver com os nossos parceiros de engenharia o processo para conseguirmos obter um único ficheiro BIM com toda a informação de arquitetura, especialidades, paisagismo e arranjos exteriores coordenados. 

image0_edited_edited.jpg

Tudo começa por um espaço vazio e uma vontade cheia – a sua.

Quando pomos mãos à obra, alicerçamos cada projecto na experiência sólida de quem nunca desiste de aprender e reaprender.

Moldamos cada centímetro com formas perfeitas para cumprir os seus objectivos com a máxima rentabilidade e o mínimo de recursos.

Criamos ou recriamos cada espaço em plena harmonia com o meio e as pessoas envolventes. Sem receitas pré-fabricadas. Sempre com novos olhares que trazem novas soluções. Com dedicação, criatividade e paixão. Acompanhamos de perto e até ao fim a obra que nasce, para que cresça tal como a sonhou.

Queremos que o seu novo projecto seja a nossa próxima paixão.

Venha conversar connosco!

Reabilitação de Edifícios
Esqueça o que é, veja como poderá vir a ser.

Tornar ideal o que era desajustado, tornar atraente o que era degradado, tornar moderno o que era obsoleto – são alguns dos desafios que mais nos motivam e nos quais temos obtido assinaláveis sucessos. Se o espaço de que dispõe deixou de corresponder às suas exigências, pense em reabilitar antes de pensar em vender.

Procure o Falanstério antes de procurar a agência imobiliária. Provavelmente, encontrará uma solução bem mais simples, rápida e económica do que poderia imaginar.

E se o espaço que utiliza já cumpre a sua função, pense mais à frente, eleve o seu nível de exigência e descubra como torná-lo ainda mais à sua imagem, ainda mais à altura dos seus desafios.
 

Espaços Comerciais e de Serviços
Difícil não entrar, impossível não voltar.

Prático e confortável para quem trabalha. Irresistível e único para quem visita. 
Assim deverá ser a sua loja ou o seu escritório.
Por isso, ajuda ter ao seu lado um verdadeiro especialista em todos os aspectos que são relevantes para o seu negócio - como, por exemplo, todas as fases dos licenciamentos
comerciais até à obtenção do respectivo alvará.
Ao longo da nossa longa experiência na concepção de muitos espaços bem sucedidos (com especial destaque para o ramo alimentar), aprendemos que a primeira técnica a utilizar na sua concepção é ouvir. Ouvir muito e ouvir bem o que só os nossos clientes nos podem informar sobre o negócio ou o serviço que dirigem. Depois é só juntar a dose certa de criatividade,
know-how e bom senso e esperar que faça efeito junto dos seus clientes ou utentes.
Cada dia. Todos os dias.

 

Arquitectura Ecológica
Pelo nosso futuro, pelo seu presente.


O Falanstério oferece soluções arquitectónicas amigas do ambiente, não apenas para ajudar a construir um futuro sustentável para todos, mas também para lhe poupar despesas evitáveis.
Por isso, somos especialistas em desenhar casas inteligentes. Uma casa inteligente é concebida de forma evitar ao máximo o desperdício de energia – por exemplo, através de um total aproveitamento da luz solar ou da aplicação de técnicas eficientes de conservação do calor, diminuindo assim o recurso à electricidade. Uma casa inteligente privilegia
igualmente a utilização de materiais não poluentes e biodegradáveis em todos os momentos da sua construção e manutenção. E no ambiente como na economia, não ser inteligente é cada vez mais um luxo incomportável…