casa belas
Belas, Sintra | Portugal
2021 - 2024
habitação bioclimático
área |
cliente | privado
fotografia | João Guimarães
Tudo foi pensado ao pormenor para conseguir uma casa muito especial, combinando a tradição com as melhores técnicas da arquitetura bioclimática.
A implantação no terreno foi cuidadosa para obter a melhor exposição solar e proteção aos ventos de norte, sem abdicar das vistas para o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Serra de Sintra.
Cada divisão tem o seu espaço interior e exterior, seja um jardim exclusivo, um pátio ou uma varanda, que duplicam a área de estadia privada.
O Paisagismo de Otília Freire aproveita os afloramentos rochosos e as árvores existentes e transforma o lote num jardim vibrante, de baixa manutenção e sustentável. As águas da chuva são recolhidas num depósito e aproveitadas para a rega de todo o jardim, que inclui um pomar de espécies variadas seguindo o conceito da foodforest.
No piso térreo distribuem-se as áreas sociais num openspace sempre interligado com os pátios e áreas verdes do jardim. No piso 1 distribuem-se os vários quartos, com uma suite completa e três quartos que partilham IS e zonas de estudo.
O acesso à cobertura permite obter a melhor vista da Serra de Sintra através do terraço principal, rodeado de coberturas ajardinadas e áreas técnicas cuidadosamente ocultas. Sem abdicar de um sistema de climatização, privilegiou-se uma arquitetura de soluções passivas, com paredes e coberturas bem isoladas, proteções solares e ventilação natural cruzada, que garantem um excelente comportamento térmico de toda a habitação.
Os materiais foram escolhidos para garantirem um elevado conforto e beleza, mas dentro dos padrões ambientais mais recentes, de origem portuguesa e renovável.