123
456
6789
0987

quinta do pátio d'água

Montijo | Portugal

junta de freguesia e loja do cidadão

Câmara Municipal do Montijo

reabilitação

2008 – 2009

1.120 m2

A Quinta do Pátio d’Água é um testemunho da história do Montijo. Construída como quinta rural e adaptada nos anos 20 a casa burguesa pelo Arq. Pardal Monteiro ao estilo de “Casa Portuguesa”, inclui ainda a Capela de São Francisco, lugar de importantes peregrinações desde o século XVI.

Os materiais nobres da sua remodelação perduram até hoje, destacando-se as madeiras exóticas, os painéis de azulejos adaptados da obra do Pavilhão dos Desportos do Parque Eduardo VII em Lisboa, os vitrais do artista Leone e as cantarias, ferragens e beirados.

Na adaptação a uma Junta de Freguesia preservaram-se os elementos encontrados e potenciaram-se os espaços interiores e exteriores. No piso 0 existe a Loja do Munícipe; No piso 1, os serviços de atendimento, administrativos e a Assembleia de Junta; No piso 2, os arquivos e salas de formação também da Junta. A abertura dos jardins permitiu a total ligação pedonal entre vários equipamentos no centro da cidade. Construiu-se um novo Pavilhão sobre um “espelho d’água” e os jardins foram melhorados, aproveitando as árvores existentes. Pela sua importância histórica a Capela foi alvo de escavações arqueológicas.

O pátio fronteiro foi repavimentado em calçada portuguesa e as suas lajes repostas como pavimento da Capela. Um elevador panorâmico exterior enquadrado na volumetria do edifício resolveu o acesso sem destruir o interior.

Os novos materiais são modernos e sofisticados para uma melhor integração com os elementos existentes.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

atelier@falansterio.pt | (+351) 213 950 773

© Copyright Falanstério for Architectural Projects 2019 | Design & Development by Guideline