VooPássaro
Pedestre2
Pedestre1

smas

Montijo | Portugal

equipamento público

Câmara Municipal do Montijo

bioclimático

2008 - ...

880 m2

O SMAS (Edifício para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) é um projeto de caráter provocador ao propor uma arquitetura contemporânea para solucionar uma descontinuidade da malha urbana da zona histórica do Montijo. Um volume inicial foi moldado para se adaptar ao conjunto construído, cosendo as diferentes volumetrias, cérceas e estilos arquitetónicos.

A volumetria sugere um bloco de pedra esculpido que se desenvolve sobre o interior do Lote, desconstruindo a imagem do quarteirão e propondo uma circulação interna que une duas ruas centrais da cidade. As fachadas revestidas a mármore são marcadas pelos vãos verticais alinhados de acordo com a métrica tradicional. O cunhal do edifício onde se situa a entrada é “desmaterializado” pelo uso de uma pedra translúcida iluminada pelo interior.

No interior existe um piso térreo para atendimento ao público e dois pisos de salas de trabalho, numa organização funcional e coerente com o conceito geral do projeto. O dinamismo da volumetria molda os espaços interiores, definidos pela escada central iluminada por uma grande clarabóia e por um jogo de cheios e vazios, acentuado pelas cores e materiais.

1/1
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

atelier@falansterio.pt | (+351) 213 950 773

© Copyright Falanstério for Architectural Projects 2019 | Design & Development by Guideline