edifício madres
Madragoa, Lisboa \ Portugal
2014 - 2020
reabilitação de edifício
cliente privado
fotografia | João Guimarães
O edifício está localizado na Rua das Madres, uma das principais artérias do típico bairro da Madragoa, de ruas estreitas, malha urbana apertada pré-pombalina e edifícios habitacionais de pequena escala.
O edifício a intervir é uma pequena estrutura composta por quatro pisos independentes de habitação, incluindo uma pequena fração nas águas furtadas, construído em alvenaria de pedra nas fachadas e estrutura de madeira e tabique no interior. O edifício da Rua das Madres estava abandonado e bastante destruído, mas preservando muitos dos elementos construtivos originais.
A nossa abordagem privilegiou a reabilitação da maioria desses elementos como motor para uma reinvenção de cada um dos apartamentos para dotá-los de condições de habitabilidade.
A fachada principal era simples e característica da arquitetura lisboeta tradicional, com três vãos no Piso 0 e duas janelas por piso (pisos 1 e 2), com destaque para as belíssimas guardas metálicas que foram reabilitadas. Mantiveram-se as portas de madeira do piso 0 e renovaram-se totalmente as janelas dos pisos com novos aros de cor "sangue de boi" em composição com o vizinho Convento das Bernardas. No Piso 0 destacam-se as portas da fachada em confronto com as interiores que envolvem os elementos estruturais. No Piso 1, reabilitou-se a namoradeira em pedra junto à janela exterior e destacou-se novamente a "cruz de Santo André". Os pisos 2 e sótão formam um apartamento duplex com vista para o Tejo. A cobertura existente, fruto de sucessivas alterações, apresentava um desenho desequilibrado, tendo sido totalmente reformulada a sua configuração para em harmonia com o restante edifício e melhorarando o espaço interior do sótão.
A reabilitação interior privilegiou o uso de acabamentos tradicionais, como pavimento em madeira de pinho, azulejos e pavimento hidráulico devolvendo ao edifício a sua beleza original.